Governo do Ceará lança Painel de Monitoramento da Violência LGBTFóbica

29 de fevereiro de 2024 - 15:30 #

 

 

Governo do Ceará lança Painel de Monitoramento da Violência LGBTFóbica

                             Governo do Ceará lança Painel de Monitoramento da Violência LGBTFóbica

Na última quinta-feira (29), o Governo do Estado do Ceará lançou o Painel Dinâmico de Monitoramento da Violência LGBTFóbica, uma ferramenta essencial para coletar estatísticas provenientes de boletins de ocorrência, visando aprofundar o combate à violência. Resultado de um acordo de cooperação entre a Secretaria da Diversidade (Sediv) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), através da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), o evento ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e foi liderado pela vice-governadora Jade Romero.

Durante o evento, a vice-governadora enfatizou o compromisso do Governo do Ceará em combater os crimes de lgbtfobia e a violência. “Estamos celebrando uma importante conquista, trazendo transparência nesta luta contra a violência. O respeito à vida e à dignidade é fundamental. Esta política reforça o compromisso do Governo do Estado contra a violência e os crimes de lgbtfobia”, destacou.

O Painel consolidará dados como motivo presumido do fato, orientação sexual, identidade de gênero, idade e localidade, disponibilizando essas informações para o público em geral nos sites da SSPDS e Sediv.

A secretária da Diversidade, Mitchelle Meira, comemorou a chegada da ferramenta, enfatizando sua importância para o enfrentamento estadual. “A entrega deste Painel é fundamental. Mostrar os dados nos permite complementar políticas públicas para realizar um bom trabalho no combate à violência. Precisamos acreditar nas pessoas para mudar nossa realidade, e vamos seguir acreditando”, afirmou.

Simmy Larrat, Secretária Nacional dos Direitos da População LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos, elogiou o Ceará como exemplo para o Brasil no combate à violência em diversas áreas. “O Ceará tem sido exemplo neste processo e precisa ser replicado”, ressaltou, destacando a importância de iniciativas como esta para promover a visibilidade e garantir os direitos da população LGBTQIA+.

Link do “Painel de Monitoramento da Violência LGBTFóbica”
https://bit.ly/3vgohdT

 

(Texto: Ascom Sediv | Fotos: Hiane Braun)