Sediv lança projeto TRANSFORMAR para promover ressocialização de pessoas LGBTI+ no sistema prisional

24 de janeiro de 2025 - 11:00 #

Na última sexta-feira (15), o Ministério Público do Trabalho em Fortaleza foi palco do lançamento do TRANSFORMAR, um projeto inovador voltado à ressocialização de internos e egressos LGBTI+ no Ceará. A iniciativa foi promovida pela Secretaria da Diversidade (Sediv), em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e com o apoio executivo do Instituto de Gestão e Tecnologia (ITG). O evento aconteceu em alusão ao Dia Estadual de Combate à Transfobia, celebrado em 15 de fevereiro em homenagem à memória de Dandara Ketlely. O projeto TRANSFORMAR tem como objetivo proporcionar capacitação, letramento em diversidade e acesso a oportunidades de emprego e renda por meio do empreendedorismo e do apoio ao crédito. Além de assegurar um cumprimento de pena digno, a iniciativa busca garantir a reinserção social e profissional de pessoas LGBTI+ egressas do sistema prisional, promovendo respeito e inclusão. Com essa medida, 500 internos LGBTI+ serão beneficiados por ações voltadas à empregabilidade, incluindo apoio ao crédito, mapeamento de perfis, mentoria e atendimento psicossocial. Durante o evento, foram assinados planos de trabalho com a SAP e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que atuarão de forma transversal para a implementação das políticas públicas necessárias ao sucesso da iniciativa. A Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Coispe) da SAP apresentou as políticas de ressocialização já implementadas no sistema prisional do Ceará, reforçando o compromisso do Estado com a dignidade e os direitos da população LGBTI+ privada de liberdade. Além disso, o evento contou com a palestra "Um mundo para todos – Dicas práticas para sermos agentes do mundo que desejamos construir", ministrada por Maite Schneider, especialista em diversidade e inclusão, que compartilhou sua experiência e reflexões sobre a construção de um mundo mais igualitário. A Secretaria da Diversidade segue comprometida com a implementação de políticas públicas voltadas à proteção, promoção e cidadania da população LGBTI+, garantindo que todas as pessoas tenham acesso a oportunidades reais de inclusão e respeito.

Sediv lança projeto TRANSFORMAR para promover ressocialização de pessoas LGBTI+ no sistema prisional

Na última sexta-feira (15), o Ministério Público do Trabalho em Fortaleza foi palco do lançamento do TRANSFORMAR, um projeto inovador voltado à ressocialização de internos e egressos LGBTI+ no Ceará. A iniciativa foi promovida pela Secretaria da Diversidade (Sediv), em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e com o apoio executivo do Instituto de Gestão e Tecnologia (ITG). O evento aconteceu em alusão ao Dia Estadual de Combate à Transfobia, celebrado em 15 de fevereiro em homenagem à memória de Dandara Ketlely.

O projeto TRANSFORMAR tem como objetivo proporcionar capacitação, letramento em diversidade e acesso a oportunidades de emprego e renda por meio do empreendedorismo e do apoio ao crédito. Além de assegurar um cumprimento de pena digno, a iniciativa busca garantir a reinserção social e profissional de pessoas LGBTI+ egressas do sistema prisional, promovendo respeito e inclusão.

Com essa medida, 500 internos LGBTI+ serão beneficiados por ações voltadas à empregabilidade, incluindo apoio ao crédito, mapeamento de perfis, mentoria e atendimento psicossocial. Durante o evento, foram assinados planos de trabalho com a SAP e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que atuarão de forma transversal para a implementação das políticas públicas necessárias ao sucesso da iniciativa.

A Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Coispe) da SAP apresentou as políticas de ressocialização já implementadas no sistema prisional do Ceará, reforçando o compromisso do Estado com a dignidade e os direitos da população LGBTI+ privada de liberdade.

Além disso, o evento contou com a palestra “Um mundo para todos – Dicas práticas para sermos agentes do mundo que desejamos construir”, ministrada por Maite Schneider, especialista em diversidade e inclusão, que compartilhou sua experiência e reflexões sobre a construção de um mundo mais igualitário.

A Secretaria da Diversidade segue comprometida com a implementação de políticas públicas voltadas à proteção, promoção e cidadania da população LGBTI+, garantindo que todas as pessoas tenham acesso a oportunidades reais de inclusão e respeito.