Ceará marca presença em seminário nacional sobre segurança pública e população LGBTQIA+
25 de setembro de 2025 - 17:00 ##GovernoDoCeara #SedivCe #CECD #CearaDaDiversidadeContraLGBTfobia
Brasília recebeu, nesta quinta-feira (25/09), o V Seminário “Segurança Pública e Pessoas LGBTQIA+: políticas públicas de prevenção e enfrentamento às violências”, que reuniu autoridades nacionais, representantes da sociedade civil e gestores públicos de todo o país. O Ceará esteve presente por meio da secretária da Diversidade, Mitchelle Meira, convidada a compartilhar as experiências e avanços do Estado na construção de políticas públicas para a população LGBTI+.
Promovido pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em parceria com a Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTI+ (RENOSP-LGBTI+), o evento discutiu estratégias para prevenir e enfrentar violências, fortalecendo a integração entre União, estados e sociedade civil.
Pela manhã, Mitchelle Meira participou da mesa de abertura, ao lado de representantes do Supremo Tribunal Militar, Conselho Nacional de Justiça, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério das Mulheres e outras instituições. À tarde, integrou a mesa “Diálogos interinstitucionais e direitos das pessoas LGBTQIA+”, mediada por Fabrício Rosa (RENOSP-LGBTI+), quando apresentou as principais ações da Secretaria da Diversidade do Ceará, que incluem políticas de proteção, empregabilidade e promoção da cidadania.
Durante os debates, os participantes reforçaram a necessidade de um trabalho articulado entre governos e sociedade civil para reduzir a violência e garantir a efetivação de direitos da população LGBTQIA+.
O seminário segue até esta sexta-feira (26/09), reunindo especialistas, gestores e ativistas para a construção de soluções conjuntas que fortaleçam a segurança pública e a inclusão em todo o Brasil.
Acompanhe as ações da Secretaria da Diversidade em @diversidadece e saiba mais sobre as iniciativas do Ceará no enfrentamento à LGBTfobia.