Na tarde da última quinta-feira (30), o Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará recebeu a Audiência Pública “Enfrentamento à LGBTfobia no Futebol Cearense”, promovida pela Secretaria da Diversidade (Sediv), por meio do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à LGBTfobia nos Estádios de Futebol do Ceará, em parceria com o mandato do deputado Guilherme Sampaio. O evento foi um espaço de diálogo e construção coletiva de políticas para tornar o futebol cearense mais inclusivo e livre de preconceitos.
A mesa de autoridades contou com representantes do Governo do Ceará, do sistema de Justiça e da sociedade civil organizada. Estiveram presentes: deputado estadual Guilherme Sampaio, secretária da Diversidade Mitchelle Meira, secretário do Esporte Rogério Nogueira, secretário executivo do Trabalho Renan Ridley e Flávia Novais, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. Também participaram Ana Valéria Targino (Ministério Público do Trabalho), Ricardo Magalhães (Ministério Público Federal), Wagner Farias (Defensoria Pública), Zuleide Queiroz (Direitos Humanos do Crato), e Ivna Costa (Centro de Referência LGBTQIA+ Janaína Dutra). Representantes das torcidas e entidades esportivas completaram a mesa: Regis Alves (Anatorg), Geobert Harry (Federação Cearense de Futebol), Talita Maciel (Torcida Feminina Tricolor), Ana Beatriz Monteiro (Torcida Vozão Pride) e Pedro Silva (Torcida Resistência Coral).
Durante a audiência, foram discutidas estratégias de combate à LGBTfobia nos estádios, a importância do diálogo entre poder público, clubes, torcidas e sistema de Justiça, e ações para tornar o futebol cearense mais acolhedor, seguro e diverso. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Ceará, por meio da Sediv, com a promoção de políticas públicas inclusivas e com a construção de espaços esportivos livres de preconceito e discriminação.