Secretaria da Diversidade promove I Reunião da Comissão Intergestores da Política LGBTI+

18 de dezembro de 2025 - 12:00

 

 

Secretaria da Diversidade promove I Reunião da Comissão Intergestores da Política LGBTI+

Secretaria da Diversidade promove I Reunião da Comissão Intergestores da Política LGBTI+ (foto: Tiago Stille)

 

 

Durante a programação do 2º Festival Ceará da Diversidade – Vidas em movimento, orgulho que sustenta, o Governo do Ceará realizou, na quinta-feira (18), a I Reunião da Comissão Estadual Intergestores da Política LGBTI+ (CEINP). O encontro reafirmou o compromisso do Estado com o fortalecimento da governança da política LGBTI+, promovendo o diálogo entre gestores municipais e instituições convidadas.

A reunião consolidou-se como um espaço estratégico de articulação, voltado à troca de experiências, ao compartilhamento de boas práticas e à construção de redes de cooperação institucional. A iniciativa contribuiu para o aprimoramento, a integração e a efetivação das políticas públicas LGBTI+ em todo o Ceará, fortalecendo a atuação conjunta entre diferentes esferas do poder público. Ao todo, a reunião contou com 34 presenças, com adesão de 20 municípios à Comissão, sendo que 15 representantes tomaram posse já nesta primeira reunião.

Anunciada como uma instância permanente de articulação intergovernamental, a Comissão Estadual Intergestores da Política LGBTI+ foi instituída com o objetivo de aproximar o Estado, os municípios e demais entes envolvidos na formulação, implementação e monitoramento das políticas públicas voltadas à população LGBTI+. A comissão teve como finalidade promover a integração das ações governamentais, assegurar a transversalidade das políticas e fortalecer a governança e a participação institucional.

Ao integrar a programação do 2º Festival Ceará da Diversidade, a realização da I Reunião da CEINP reforçou o papel do evento como espaço de construção coletiva, diálogo e avanço nas políticas de diversidade, cidadania e direitos humanos, reafirmando o compromisso do Governo do Ceará com a promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e livre de discriminação.