Secretaria da Diversidade recebe representantes de Paracuru para dialogar sobre ações do Carnaval e fortalecimento de políticas LGBTI+
9 de fevereiro de 2026 - 14:00 ##GovernoDoCeará #DiversidadeCE #CearáDaDiversidade #CearáContraLGBTfobia

Secretaria da Diversidade recebe representantes de Paracuru para dialogar sobre ações do Carnaval e fortalecimento de políticas LGBTI+
A Secretaria da Diversidade do Ceará (Sediv) recebeu, na manhã da segunda-feira (9), a prefeita de Paracuru, Gabriela Cordeiro Façanha, o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Alex Santiago, e o vereador Davi Castro. O encontro, conduzido pela secretária da Diversidade, Mitchelle Meira, com a presença do secretário executivo André Marinho, teve como pauta principal as ações voltadas ao período de Carnaval e o fortalecimento das políticas públicas para a população LGBTI+ no município.
Durante a reunião, foram alinhados detalhes da presença da Sediv em Paracuru na sexta-feira de Carnaval, com a Unidade Móvel LGBTI+ Dandara Ketlely e a ativação da campanha permanente “Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia”. A ação acontecerá no Terminal Rodoviário e incluirá também uma blitz da diversidade, com foco na promoção do respeito, da cidadania e na conscientização sobre a importância de um Carnaval seguro, inclusivo e livre de preconceitos e violências. A iniciativa busca ampliar o acesso à informação, aos serviços públicos e às políticas de proteção para a população LGBTI+, reforçando a presença institucional em um período marcado por grande circulação de pessoas e intensa programação cultural.
Outro ponto debatido foi o fortalecimento das políticas públicas de diversidade no município, incluindo a possibilidade de criação de uma coordenadoria voltada à pauta LGBTI+ em Paracuru.
Durante o encontro, a secretária Mitchelle Meira também apresentou iniciativas desenvolvidas pela Sediv, como os selos “Município + Diversidade” e “Empresa + Diversidade”, que estimulam práticas inclusivas, valorização da diversidade e compromisso institucional com a promoção dos direitos humanos.
A reunião reforça a articulação entre Estado e município para ampliar políticas públicas, fortalecer a inclusão social e consolidar estratégias de enfrentamento à LGBTfobia em todo o Ceará.