SAP e Secretaria da Diversidade promovem roda de conversa no sistema prisional em celebração ao Dia do Orgulho LGBTI+
26 de junho de 2025 - 15:00 ##GovernoDoCeara #SedivCe #CECD #CearaDaDiversidadeContraLGBTfobia

SAP e Secretaria da Diversidade promovem roda de conversa no sistema prisional em celebração ao Dia do Orgulho LGBTI+
Em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI++, comemorado em 28 de junho, a Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda) promoveu uma semana de atividades que reforçaram o respeito, a inclusão e a dignidade de pessoas privadas de liberdade pertencentes à população LGBTI+. A ação, fruto de parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Secretaria da Diversidade do Ceará (Sediv), teve como destaque uma roda de conversa conduzida pela secretária Mitchelle Meira.
Durante o encontro, a gestora apresentou as políticas públicas em desenvolvimento no estado do Ceará voltadas à população LGBTI+, com ênfase nas estratégias voltadas ao sistema prisional. “Não esquecemos ninguém, nem aqueles que estão privados de liberdade”, declarou Mitchelle. “Estamos desenvolvendo diversos projetos, como o ‘Transforma’, que atua com capacitação profissional e ressocialização. Queremos construir esperança, criar oportunidades e mostrar que acreditamos na transformação e no potencial de cada pessoa.”
A programação também contou com a participação da escritora e assistente social Laricia Keury, que entregou exemplares de seu livro Travestis no Cárcere: As relações de poder vivenciadas pelas travestis no sistema prisional. A obra, baseada em experiências vividas na ala “E” da CPPL III, oferece um olhar sensível e crítico sobre as violações de direitos humanos enfrentadas por travestis no sistema penal.
O encerramento das atividades foi marcado pela apresentação da peça Ceará da Diversidade: O Mundo Encantado de Janaína Dutra, encenada pelo grupo teatral “Portugays”. Idealizada pela interna Gil, a montagem autoral combinou teatro e dança para contar uma história de superação e resgate da autoestima. “Essa peça representa minha trajetória e é fruto de tudo que vivenciei aqui com apoio da equipe e da Barbie, nossa referência dentro da unidade. Apresentá-la no Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ é um marco na minha reconstrução e um ato de coragem e esperança”, compartilhou.
Para o diretor da UP-Imelda, Paulo César, a semana foi um marco de cidadania. “Receber a secretária Mitchelle aqui reafirma nosso compromisso com a escuta e a valorização de pessoas privadas de liberdade — especialmente aquelas que sofrem mais invisibilidade. Essa foi uma ação de profundo respeito, que nos enche de orgulho e fortalece o papel da unidade como espaço também de transformação social.”
A iniciativa é mais um passo na consolidação das ações da Secretaria da Diversidade em contextos de vulnerabilidade, reafirmando o compromisso do Governo do Ceará com a dignidade, a equidade e os direitos humanos em todas as esferas da sociedade.