Secretaria da Diversidade participa de seminário que conecta Direitos Humanos, Cultura, Esporte e Meio Ambiente no Ceará

30 de outubro de 2025 - 17:00

 

Na última quinta-feira (30), a secretária da Diversidade do Ceará, Mitchelle Meira, participou do Seminário “Direitos Humanos e Diversidade: Conexões entre Cultura, Esporte e Meio Ambiente”, promovido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), no Teatro Carlos Câmara, em Fortaleza.

O evento reuniu representantes do governo estadual, movimentos sociais e especialistas para discutir a integração de políticas públicas voltadas à promoção da cidadania, da inclusão e do respeito à diversidade. A iniciativa teve como foco principal o fortalecimento das conexões entre cultura, esporte e meio ambiente, destacando o papel de cada área na construção de um Ceará mais justo e igualitário.

Durante o seminário, foram realizadas mesas de debate e grupos de trabalho sobre os desafios de articular políticas públicas de Direitos Humanos de forma transversal entre diferentes secretarias. A discussão ressaltou a importância de estratégias integradas para combater desigualdades, promover sustentabilidade e ampliar mecanismos de garantia de direitos.

Além da secretária Mitchelle Meira, participaram das discussões Luisa Cela, secretária da Cultura do Ceará; Rosângela Félix Aguiar, secretária executiva do Esporte; Vilma Freire, secretária do Meio Ambiente; Martír Silva, secretária executiva da Igualdade Racial; e Thavia Rodrigues, assessora da Secretaria Executiva de Direitos Humanos. Também marcou presença o deputado estadual Renato Roseno, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Para Mitchelle Meira, a construção de políticas públicas eficazes passa pelo diálogo entre diferentes áreas e pela escuta ativa das demandas sociais.

“A diversidade é um eixo que atravessa todas as políticas. Quando cultura, esporte e meio ambiente se conectam aos direitos humanos, avançamos na criação de estratégias mais inclusivas, sustentáveis e transformadoras”, afirmou a secretária.

Atualmente, o Instituto Dragão do Mar é responsável pela gestão de 17 equipamentos públicos e importantes projetos do Governo do Ceará, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento de ações que fortalecem a cidadania e a equidade em todo o estado.