Assembleia Eleitoral define novas entidades da sociedade civil no Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT no Ceará

9 de fevereiro de 2026 - 19:00

Assembleia Eleitoral define novas entidades da sociedade civil no Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT no Ceará.

Assembleia Eleitoral define novas entidades da sociedade civil no Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT no Ceará.

 

 

 

A Assembleia Eleitoral do Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT (CECD/LGBT) foi realizada na tarde da segunda-feira (9), no auditório da Secretaria da Diversidade, marcando um momento importante para a participação social e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à população LGBTI+ no Ceará.

Ao todo, 30 entidades se inscreveram no processo, sendo 29 habilitadas e 27 presentes — de forma presencial e virtual — na etapa final de escolha das representações da sociedade civil. Estavam disponíveis 13 vagas, distribuídas entre diferentes segmentos do movimento LGBTI+, organizações científicas, entidades sindicais e organizações de classe com atuação na pauta da diversidade.

Durante a assembleia, as instituições apresentaram suas trajetórias, propostas e motivações para integrar o Conselho. O encontro foi marcado por diálogo qualificado, troca de experiências e debates sobre desafios e avanços na promoção dos direitos LGBTI+ no estado, evidenciando a pluralidade e o compromisso das organizações com o fortalecimento das políticas públicas.

Nas categorias de organizações sindicais e associativas de trabalhadores ou empregadores com atuação LGBTI+, assim como nas organizações de classe de caráter estadual, o número de vagas coincidiu com o total de entidades inscritas, resultando na eleição direta dessas representações.

Entre entidades científicas e organizações ligadas à pesquisa sobre a população LGBTI+, três instituições disputaram duas vagas. Já nas categorias voltadas à promoção e defesa dos direitos LGBTI+, houve debates entre representações específicas, como mulheres trans e travestis, pessoas transmasculinas, lésbicas, gays e outras identidades e orientações sexuais, reforçando a legitimidade e a diversidade do movimento.

Ao final, as 13 entidades eleitas, da capital e do interior, foram anunciadas e aplaudidas, passando a compor a representação da sociedade civil no CECD/LGBT. O Conselho se consolida como um importante espaço de participação social, controle democrático e formulação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da discriminação e à promoção dos direitos da população LGBTI+ no Ceará.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: cecdlgbt@diversidade.ce.gov.br.